Macro Insights

Brasil - PMC

A quinta-feira foi marcada no Brasil pela divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). É o primeiro dado de varejo do 3T25.

No conceito restrito, as vendas no varejo recuaram 0,3% na variação mensal em julho, resultado fraco mas dentro do previsto. Em junho, as vendas no varejo recuaram 0,1% no mês. A queda de julho foi a 4ª queda mensal consecutiva.

No conceito ampliado, que inclui setor automobilístico e material de construção, as vendas no varejo avançaram 1,3% no mês, acima do esperado pelo consenso da Bloomberg (+0,9%). Por outro lado, o resultado de junho foi revisado para baixo, de -2,5% para -3,1%.

Olhando a abertura, temos que:

- os segmentos mais sensíveis ao crédito, tais como móveis e eletrodomésticos (+1,5%), veículos e motos (+1,8%) e material de construção (+0,4%) esboçaram uma recuperação em julho mas não o suficiente para compensar as quedas fortes dos meses anteriores.

- os segmentos sensíveis à renda como hiper e supermercados (-0,1%) e tecidos e vestuário (-2,9%) apresentaram resultados mais fracos no mês.

Nossa visão: O gráfico acima mostra alguma tentativa de recuperação do varejo ampliado no início do 3T25 mas muito distante de compensar a fraqueza dos últimos meses. Daqui para frente, no nosso entendimento, a economia seguirá em tendência de desaceleração econômica. Juros elevados, famílias endividadas, e aumento da inadimplência inviabilizam uma melhora mais consistente do setor. Para o PIB do 3T25, projetamos estabilidade na variação trimestral. Para 2025, projetamos PIB de 1,9%. No ano que vem, temos projeção de PIB de 1,5% com viés de baixa.

Dalton Gardimam – Economista Chefe  

Maria Clara Negrão - Economista